sexta-feira, 8 de maio de 2009

O verdadeiro problema


Então me vejo diante de um cliente que acabou de se olhar no inofensivo espelhinho e está todo nervoso. Sorrio com prazer e digo: "Ótimo, agora estamos olhando para o 'verdadeiro problema' e podemos começar a remover aquilo que está realmente atrapalhando seu caminho". Converso mais sobre o amar o eu, sobre como, para mim, amar o eu começa como nunca, jamais, nos criticar por nada.

Observo o rosto de meus clientes quando lhes pergunto se costumam se criticar e suas reações me dizem muito:

Ora, claro que sim.

O tempo todo.

Não tanto como costumava fazer.

Ora, como vou mudar se não me critico?

Não é o que todos fazem?

A esses últimos, eu respondo: "Não estamos falando sobre todos, estamos falando de você. Por que você se critica? O que há de errado com você?"

Enquanto eles falam vou escrevendo uma lista. O que dizem frequentemente coincide com sua "lista deveria" Acham que são altos demais, baixos demais, gordos demais, magros demais, burros demais, velhos demais, jovens demais, feios demais. (Os mais bonitos em geral respondem isso. ) Falam também que são vagarosos demais, apressados demais, Preguiçosos demais etc, etc. Note como quase sempre é uma coisa "demais". Finalmente chega mos à frase primária, quando dizem: "Não sou bastante bom".

Viva! Viva! Finalmente encontramos o âmago da questão. Eles se criticam porque aprenderam a acreditar que "não são bastante bons”. Os clientes se admiram com a rapidez com que chegamos a essa descoberta. Agora não precisamos mais nos preocupar com efeitos colaterais como problemas corporais, de relacionamento, finanças ou falta de expressão criativa. Podemos dedicar toda a nossa energia na dissolução da causa básica de tudo o que está acontecendo: não amar a si mesmo!

Na infinidade da vida onde estou, tudo é Perfeito, Pleno e completo.

Estou sempre Divinamente Protegido e guiado.

É seguro para mim, olhar para o meu interior.

É seguro para mim, olhar para o passado.

É seguro para mim, alargar minha visão da vida.

Sou muito mais do que minha personalidade - passada, presente ou futura.

Agora escolho me elevar acima de meus problemas de personalidade para reconhecer a magnificência do meu ser.

Estou totalmente disposto a aprender a me amar.

Tudo está bem no meu mundo.



Nenhum comentário: