terça-feira, 1 de setembro de 2009

A ESPIRITUALIDADE É UMA TAREFA DIÁRIA

  A ESPIRITUALIDADE É UMA TAREFA DIÁRIA
 
 
    Todos nós já tivemos, em algum momento, uma experiência espiritual 
culminante. Talvez tenha sido uma profunda sensação de paz interior, um 
momento de total comunhão com a natureza ou quando nos apaixonamos pela 
primeira vez. 
 
    Como manter esta paz interior e clareza mental? 
 
    Como dotar a nossa vida familiar, os nossos relacionamentos e o 
nosso trabalho com a chama espiritual? 
 
    Como acessar os nossos recursos internos para lidar com o estresse 
e superar os bloqueios à nossa criatividade?
 
    Como tornar prática a nossa espiritualidade? Tenho buscado a arte 
da espiritualidade prática a minha vida inteira. 
 
    Não me lembro de nenhuma ocasião em que não estivesse caminhando e 
falando com Deus. Na minha infância, minha busca espiritual levou-me às 
igrejas da minha cidade natal. Mais tarde, estudei as principais 
religiões do mundo e, finalmente, a minha busca levou-me aos pés dos Mestres 
Ascensos - os santos do Oriente e do Ocidente. 
 
    A espiritualidade é como escalar uma montanha. Existem diversas 
maneiras de alcançar o ápice do ser. Cada caminho que sobe a montanha 
oferece uma perspectiva diferente daquele ápice - uma maneira nova de 
compreender quem é Deus e quem somos nós. 
 
    A espiritualidade é uma tarefa diária. Ela nos infunde alegria e 
vigor, oferece paz e propósito, investe-nos do poder de amar e nutrir a 
nós e aos outros. A espiritualidade significa sermos capazes de manter 
uma relação de trabalho com Deus 24 horas por dia.
 
    Não importa se chamamos Deus de eu superior, luz interior, Buda, 
Tao ou Brahman. É possível para todos nós sintonizarmo-nos - e 
permanecermos sintonizados - com o poder universal de Deus. 
 
    A investidura espiritual de poder começa por sabermos quem somos e 
para onde vamos. 
 
    Somos filhos de Deus. Possuímos uma natureza divina e uma relação 
direta com Deus através do nosso eu superior, o nosso anjo de guarda 
chefe e amigo mais querido a quem chamamos de "Santo Cristo Pessoal". 
 
    O nosso eu superior é o nosso instrutor interno. Ele é aquela 
vozinha suave que fala dentro de nós. Ele sempre nos mostrará a direção 
inequívoca - se dedicarmos um tempo para sintonizarmo-nos com o que ele 
está dizendo.
 
    A meta de cada um de nós é imitar o nosso Cristo interno, é ser o 
Cristo. 
    Foi isso o que Jesus fez. E é por isso que Jesus foi chamado de "o 
Cristo". Ele encarnou plenamente o Seu Santo Cristo Pessoal. Como disse 
o apóstolo Paulo, referindo-se a Jesus: "Nele habita a plenitude da 
Divindade encarnada".
 
    Não há nenhum motivo para não sermos o veículo da Divindade 
encarnada. 
 
    Devemos lembrar-nos de que o nosso eu superior é um ponto de 
contato com Deus. Um outro ponto de contato é a chama de Deus que pulsa na 
câmara secreta do nosso coração, conhecida como a chama trina ou a 
centelha divina. 
    Deus transmitiu esta chama do Seu coração para o nosso. É a semente 
da nossa divindade. 
 
    Os budistas descrevem essa chama vivente como a natureza do Buda. 
Os cabalistas referem-se a ela como nshama. Os gnósticos cristãos 
descrevem-na como o "ouro na lama". Eles dizem que o ouro do nosso espírito 
pode ser encoberto pela lama do mundo, mas que esta lama não é capaz de 
destruir o espírito. 
 
    Em outras palavras, não importa o que já passamos nesta ou em 
outras vidas. Não importa o que as outras pessoas dizem a nosso respeito. 
Nós temos uma centelha de Deus dentro de nós, maravilhosa e eterna, que 
sela a nossa imortalidade. 
 
    A nossa alma é o aspecto feminino do nosso ser. A razão de ser da 
alma é aperfeiçoar-se para alcançar a união com Deus e tornar-se 
imortal. Isso não acontece de uma só vez. Acontece um pouco a cada dia. É um 
processo de auto-mestria. 
 
    Muitas vezes, as pessoas me perguntam: "Como posso encontrar a paz 
interior no meio do tumulto exterior? Como posso lidar com o estresse e 
com os problemas que surgem todos os dias e, ainda assim, manter a 
minha sintonia espiritual? 
    Todos nós enfrentamos desafios. Mas os mestres ascensos nos deram 
chaves para nos ajudar. 
 
    A primeira chave é: Descubram a paixão da sua alma e transforme-a 
na sua missão. 
 
    Todas as almas nascem com um propósito único a ser realizado. A sua 
missão é a sua paixão. O Mestre Ascenso El Morya diz que a nossa missão 
envolve aperfeiçoarmos os talentos que Deus colocou em nossas almas. 
 
    "O propósito da vida", diz ele, "é encontrar Deus em vós mesmos, 
nos vossos talentos, no vosso chamado e no vosso labor sagrado. É dotar 
qualquer coisa que fizerdes com o Seu Espírito". Algumas pessoas aceitam 
trabalhar somente pelo dinheiro ou pela conveniência, em vez de buscar 
realizar a paixão das suas almas. 
 
    UMA LIÇÃO DE AMOR: VIVER UMA VIDA ESPIRITUAL PRÁTICA
    

Nenhum comentário: