quinta-feira, 9 de abril de 2009

Como é difícil mudar!



Como é difícil mudar!


Ando percebendo que, à medida que envelhecemos, encontramos mais dificuldades em fazer as alterações necessárias para nos adaptar aos percalços da vida diária. Neste momento de crise onde a cada dia parece que estamos a 'matar um boi', a nossa adaptabilidade pode ser nossa salvação. A astrologia nos ensina que as pessoas nascidas em signos astrológicos chamados de 'FIXOS' têm mais dificuldade em se adaptar, não aceitando facilmente as contrariedades. Essas pessoas podem ter dificuldades de mudar de hábitos materiais, de pensamentos e crenças, ou de sentimentos.

Em astrologia, consideram-se que existem na manifestação quatro elementos e três qualidades. Os elementos são: FOGO, TERRA, AR E ÁGUA, e as qualidades - ou seja a forma como os elementos se manifestam - são três: CARDEAL, FIXO e MUTÁVEL. A combinação desses elementos e qualidades forma o conjunto dos doze signos zodiacais. Deste modo, para cada signo temos um elemento associado a uma qualidade: o elemento Fogo/Cardeal pertence ao signo de Áries, onde o Sol se encontra atualmente.

A qualidade Cardeal é associada à atividade, ao movimento e à energia física, a ação linear e direta, visando uma meta. Por essa razão as pessoas nascidas sob o signo de Áries, primeiro do Zodíaco, são conhecidas por sua impetuosidade, audácia, ambição e até violência, manifestações do elemento Fogo que lhes confere também o pioneirismo, o espírito de liderança e de iniciativa da qualidade Cardeal.
O segundo signo do Zodíaco, Touro, é um signo de Terra, de qualidade Fixa. Ele confere estabilidade, firmeza, força de vontade e ainda resistência física. A capacidade de lidar com o lado material da vida (dinheiro, trabalho e rotina) é natural ao elemento Terra e é comum também aos outros signos deste elemento (Virgem e Capricórnio).
No entanto a qualidade Fixa dificulta a adaptabilidade às mudanças e aos hábitos materiais. Os desejos e emoções do taurino são muito persistentes, seus sentimentos imutáveis e sua necessidade de segurança, infinita. O terceiro signo do Zodíaco, Gêmeos, pertence ao elemento Ar e tem a qualidade Mutável. Podemos afirmar então que as pessoas que pertencem a esse signo são as mais adaptáveis, são aquelas que possuem maior maleabilidade, pelo menos aparentemente. O elemento Ar é relacionado com o intelecto e a inteligência, e por essa razão os geminianos possuem muita facilidade de compreensão, rapidez de raciocínio e uma loquacidade notável. Na realidade, os outros signos mutáveis, Virgem-Terra, Sagitário-Fogo e Peixes-Água também possuem essa adaptabilidade, que será manifestada diferentemente por causa do elemento que os compõe. Assim, Virgem se adapta bem à rotina e tem inteligência e maleabilidade. Sagitário está sempre em busca de novas conquistas e necessita de atividade constante para dar vazão ao seu espírito aventureiro. O pisciano, finalmente, possui uma instabilidade emocional imensa, estando muito sujeito à influência do ambiente exterior e podendo usar as vias de escapes diante das dificuldades.

Esses são somente exemplos de como cada signo pode reagir diferentemente a um mesmo aspecto astrológico. Por essa razão, quando um astrólogo prepara uma previsão anual ou faz uma analise de trânsitos planetários, ele precisará levar em conta todos esses elementos para saber de que forma o seu cliente irá reagir diante da dificuldade que está enfrentando. Ele irá se adaptar? Irá se desesperar? Irá chorar ou irá simplesmente sentar e esperar que a solução caia do céu? Cada um irá reagir de uma forma diferente!

Fazendo essa reflexão sobre a adaptabilidade, sugiro que cada um perceba de que forma está se adaptando a esse momento de crise que, visto que a insistência diária sobre o assunto nos noticiários, pode nos deixar literalmente em pânico. Encarar os obstáculos de maneira positiva é como analisar o 'copo meio cheio'. Existem pessoas que ao ver um copo cheio pela metade com água, o consideram 'meio vazio' e outros que o consideram 'meio cheio'. Isso se chamaria atitude otimista ou pessimista. Existem pessoas que, diante de um obstáculo, procuram uma maneira para contorná-lo, outros sentam e choram, etc. Neste período em que Saturno e Urano se enfrentam no céu, precisamos mais do que nunca usar a criatividade e a adaptabilidade para sair da tempestade atual. (Leiam também ENFRENTANDO AS TURBULÊNCIAS).
Não sobreviveremos a não ser afrouxando as velas, ficando atentos às ondas e aos ventos e não deixando que nossas convicções e hábitos enraizados controlem nossas ações. Talvez, em algum momento, devemos deixar de comprar algo que desejamos, diminuindo nosso ímpeto de consumo. Talvez seja mais prudente não fazer aquela viagem almejada, ou não comprar o carro novo que desejaríamos (apesar dos incentivos do governo!). Na realidade, devemos observar que podemos simplesmente estar procurando os bens materiais para conseguir manter o status social e ostentar poder. No entanto, o cosmo nos indica que devemos mudar esses valores aproveitando as energias astrais deste momento e fazer uma grande transformação de hábitos. Uma vida mais simples nos deixará mais felizes, creiam-me!

Para que ajudemos nossa mente a mudar de hábitos e a enfrentar as turbulências do momento atual, podemos orar o salmo de nº103 do Gênio Cabalístico ASALIAH, cujo nome significa Deus Justo que indica o caminho da verdade.