domingo, 11 de outubro de 2009

AFIRMAÇÕES QUE NOS PRENDEM AO NEGATIVO



Alguns ditados, conselhos e lições de moral que ouvimos desde a infância tendem a grudar em nossa mente e, com o tempo, se transformam em bloqueios, culpa, insegurança.

Pare um segundo e pense: há alguma frase que você diga ou escute repetidas vezes ou que sempre surge em sua mente nos momentos de tomar uma decisão ou dar um passo importante?

. “A linguagem molda nosso comportamento, por isso repetir muito um tipo de julgamento sobre si mesmo ou sobre outras pessoas pode influenciar negativamente tanto nossas decisões como nossos sentimentos”, explica Carlos Bein, psicólogo junguiano de São Paulo formado pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, com especialização em programação neurolingüística (PNL).

Por que fazemos isso?

Segundo estudos da neurolingüística – um método que estuda a relação entre linguagem e comportamento –, o cérebro, para guardar na memória as milhares de informações que recebe, tende a selecioná-las.


Nesse processo, corremos o risco de generalizar, distorcer ou omitir informações a ponto de não enxergar novas possibilidades. Não notamos mas aquilo que pensamos ou aquilo que falamos pode nos aprizionar.

Eu sou assim e pronto!

Quando a pessoa que não consegue mudar, ele se fecha para qualquer outra possbilidade em sua vida. Ela pode até ter uma série de justificativa, porém o que fica claro é a houve uma cristalização no comportamento e na crença. Oportunidades de

Nunca dá tempo para nada!
Estou exausta!

nunca consigo fazer o que quero

Filho de peixe peixinho é...
Coitadinho, tão bonzinho

Ande mais rápido! ansiedade em alta voltagem, capaz de provocar muita resistência em quem escuta e ocasionar o efeito contrário: insegurança e hesitação

Você é um lerdo!

Você não serve para nada!

Vou me policiar para não fazer mais isto

Eu errei quando troquei aquele emprego por algo incerto.

Ser flexível ajuda a limpar da mente as expressões que só fazem mal.

Um comentário:

okada disse...

Nós nos prendemos ao negativo, quando damos importância exagerada ao externo: ao que as pessoas falam, pensam de nós; ao dinheiro, ao sucesso, ao que eu vejo da aparência dos outros ( de mim, só eu sinto o interno, dos outros só o externo e vice-versa).